Lixo eletronico
Com a evolução tecnológica cada dia mais rápido e o consumo destes materiais cada vez mais elevado, odescartedelixo eletrônico é um problema quecresce cada vez mais, deixando o planeta sem espaço para armazenamento já que são materiaisnão biodegradáveis, levando até cerca de 300 anos para se decompor e, quando não descartado em local adequado pode se tornar um problema ambiental. Estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, arsênio, PVC, lítio, níquel, Zinco,etc.) Além do contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves como câncer, fungos, doenças respiratórias e pulmonares, afetando à saúde do consumidor e de pessoas que realizam a coletam destes produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua. Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro. Estes materiais demoram muito tempo para se decompor no solo.
Conceito de Lixo Eletrônico
Os resíduos eletrônicos ou lixo eletrônico são os termos mais comuns utilizados para denominar todo e qualquer material eletroeletrônico descartado ou obsoleto. Assim, o termo engloba diversos produtos, tais como computadores, aparelhos de televisão, rádios, geladeiras, celulares, dentre diversos outros dispositivos com os quais temos contato diariamente. Este descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna obsoleto (ultrapassado).
Soluções para o Descarte de Lixo Eletrônico
Para não provocar a contaminação e poluição do meio ambiente, o correto é fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados como, por exemplo, empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem. O lixo eletrônico deve sempre ser separado dos resíduos orgânicos e dos materias recicláveis (papel, plástico, metal). Celulares e suas baterias podem ser entregues nas empresas de telefonia celular. Elas encaminham estes resíduos de forma a não provocar danos ao meio ambiente.
Empresas