lixo eletronico
Causas
O grande acumulo de lixo eletrônico por todo o mundo é uma realidade inegável e muito disso deve-se aos altos níveis de consumismo alcançados pela população mundial nos últimos tempos. As pessoas trocam seus equipamentos tecnológicos, principalmente celulares, quase que periodicamente. Sendo que em muitas dessas situações o objeto ainda está em perfeito funcionamento e com boas condições de uso.
Mas o motivo nem sempre é esse, pois o consumismo aponta para outro ponto, o da necessidade de possuir sempre uma tecnologia mais avançado, sem dar importância ao descarte desnecessário de materiais eletrônicos.
Juntamente com essa linha de raciocínio está a corrida tecnológica. Cada vez mais é visto empresas competindo umas com as outras em busca de tecnologias mais avançadas e um maior espaço no mercado. Assim, o nível do consumismo aumenta consideravelmente, pois faz com que modelos, de celulares por exemplo, se tornem antiquados ainda mais rápido. Dessa maneira, a quantidade de lixo eletrônico descartada erradamente no ambiente continua aumentando em grandes proporções e ameaçando o planeta Terra.
Malefícios
O descarte incorreto do lixo eletrônico pode trazer conseqüências desastrosas ao meio ambiente e também a saúde da população mundial.
Esse tipo de lixo traz em sua composição diversos tipos de materiais nocivos ao meio ambiente e também a saúde humana, entre eles o cádmio, que causa problemas gastrointestinais e respiratórios; o chumbo, que atinge o sistema nervoso, medula óssea e os rins; e o mercúrio, que se concentra em diversas partes do corpo causando inúmeros problemas de saúde.
Porém, esses são apenas