Lobo Frontal e Temporal
As principais funções do lobo frontal são: dirigir e manter a atenção, selecionar impulsos, analisar e tomar decisões, movimentar os olhos, memória retrógrada, expressões linguísticas, função motora e papel inibitório do comportamento.
As regiões são:
-Córtex pré-motor: Está ligado à atividade motora e movimentos finos e precisos.
-Córtex motor: Motricidade voluntária (conjunto das funções nervosas e musculares que possibilitam os movimentos humanos). Um trauma nesta área pode causar fraqueza muscular e paralisias.
-Cótex motor primário: Responde às sensações corpóreas, envia informações que se projetam diretamente na medula espinal e resultam no movimento dos músculos.
-Córtex pré-frontal: Planejamento e análise das consequências de ações futuras. O córtex pré-frontal está ligado ao sistema límbico.
Sobre Phineas Gage:
Gage trabalhava em uma ferrovia e devido a uma explosão no trabalho que afetou seu lobo frontal e seu comportamento,antes calmo ,mudou completamente tornando-se extremamente agressivo. A partir daí cientistas descobriram que lesões cerebrais afetavam o comportamento.
Patologias:
-TDAH: Caracteriza-se basicamente por uma dificuldade na concentração e atenção e/ou comportamentos hiper-ativos
-Esquizofrenia: É um transtorno que afeta emoções, percepções, pensamento.
Os sintomas positivos são: Delírios e alucinações.
Os negativos: apatia, ausência de emoções, fala e movimentos mais lentos.
-Depressão: Estado afetivo de tristeza.
Outras: TOC,TAG, transtornos de humor em geral.
LOBO TEMPORAL –Fica abaixo do lobo parietal, tem relação com o sistema límbico, memória, audição, articulação das palavras, emoções. Na porção superior fica a área de Wernicke
OBS:
Área de Wernicke - Responsável pelo conhecimento, interpretação e associação das informações, mais especificamente a compreensão da