Putnan e o Capital Social
Polo Quaraí
PUTNAM E O CAPITAL SOCIAL
O cientista político norte americano Robert Putnam é uma das maiores referências no conceito de Capital Social. Diferentemente da teoria econômica, em que o indivíduo é dotado de racionalidade e toma suas decisões tendo em vista a satisfazer suas necessidades individuais, centrado um uma análise econômica, em que os atores individuais apenas guiam suas ações para aumentar seus lucros econômicos. O conceito de capital social explica que a alta densidade de associações e a existência de relações sociais de reciprocidade garantem o caráter democrático da sociedade e determinam a performance dos governos locais e suas instituições.
1.1- A avaliação do desempenho institucional Em seu livro Comunidade e Democracia: A experiência da Itália moderna, Putnam faz uma análise do desempenho institucional na Itália da década de 1970. Para isso o cientista político faz uma comparação entre as 20 regiões italianas e avalia o desempenho de seus governos e governantes. Segundo Putnam, “A instituição que queremos avaliar é um governo representativo, temos, portanto, que avaliar sua sensibilidade às demandas do eleitorado e sua eficiência na gestão da coisa pública.” (Putnam, p. 77). Para isso o autor faz uma análise criteriosa das instituições governamentais da Itália, no Cap. 3 de sua obra, Putnam levanta requisitos, que segundo ele, são fundamentais para uma avaliação rigorosa do desempenho governamental, que são eles:
[...] 1. Tem que ser abrangente, ... tem que abranger todas as atividades; [...] 2. Tem que ser internamente coerente, ... temos que atentar para a compatibilidade entre os vários indicadores operacionais do desempenho institucional e também para os indícios de multidimensionalidade; [...] 3. Tem que ser confiável, ... o desempenho institucional tem que ser razoavelmente duradouro e não instável; [...] 4. Tem que responder aos objetivos e aos critérios dos protagonistas e dos membros da