Lixo: cada coisa em seu lugar
Esta pesquisa busca refletir a conscientização da sociedade em relação ao consumo e descarte de produtos, visando reduzir o impacto ambiental à luz da educação, da saúde e da administração sob uma ótica global.
Visa ainda promover uma discussão a fim de sensibilizar o individuo a construir a consciência sócio-ambiental, tornando-o um cidadão planetário com responsabilidade social e cooperativo na melhoria da qualidade de vida para um ambiente sádio.
Diante do contexto social atual e da estrutura comercial salientada pelo capitalismo, tendo como base o estilo de vida nos grandes centros urbanos, responsáveis por um enorme impacto ambiental, surge a necessidade de estabelecer uma relação de equilíbrio e de coletividade entre ser humano e meio ambiente. Este equilíbrio será possível por meio de ações conscientizadoras relacionadas à temática discutida, concretizando-se por meio de ações que classificam e separam o lixo possibilitando uma reutilização em novas produções sem a necessidade de agredir a natureza. A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
OBJETIVOS GERAIS
O objetivo principal deste trabalho é informar a importância dos cuidados necessários, e urgentes, com o meio ambiente, sugerindo maneiras e estratégias simples, econômicas e práticas de reduzir a produção individual e coletiva de resíduo, a partir da reciclagem e do reaproveitamento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estimular atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos.
- Conscientizar a gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício