Livros
2 Jovens, a realidade enfrentada nas ruas
3 liberdade pela lei
Juventude: ordem, depois o progresso
No Brasil atualmente a realidade dos jovens é uma “liberdade extrema” comparada à vinte anos atrás. Os pais tornaram-se mais flexíveis e seus filhos cada vez mais incontroláveis, entretanto, as ruas os adolescentes notam a dificuldade da vida em um futuro próximo, o ato de ser livre não dar direito a libertinagem.
Na família encontra-se várias situações que podem levar um adolescente aplicado nos estudos em um alcoólatra ou um usuário de drogas, o crescente número de menores em ocorrências policiais devem estar relacionados a fatos presenciado no ambiente familiar, de violência, tanto física quanto psicológica.
Entanto, pode-se afirmar que o meio tem grandes influencias na formação de um caráter, o jovem aprende vários aspectos importantes nas ruas, mais por outro lado más companhias o leva a experimentar uma vida alternativa.
Como dizia Renato Russo “Você me diz que seus pais não entendem, mas você não entende seus pais”. A liberdade dos jovens em relação a liberdade que seus pais viviam em sua época, é o completo oposto, desde que foram aprovadas leis do estatuto da criança e do adolescentes, os menores se acho no direito de fazerem o que poderem enquanto a tempo, pois o futuro iram muda-los.
Portanto, sendo por influência da família ou de amigos, os menores vem vivendo sem controle, uma verdadeira libertinagem e estão protegidos por leis. A redução da maioridade penal poderia auxiliar no controle da juventude.