FILOSOFIA
Resposta:
R.1: Literalmente «amor à sabedoria») é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual, as experiências de pensamento e outros métodos a priori. A filosofia influiu e influi na estrutura do pensamento. Vale lembrar e refletir, por exemplo, sobre o impacto causado pela teoria heliocêntrica de Copérnico, que no século XVI.
R:2: O Homem é diferente do animal e a grande diferença que há entre eles é a linguagem e o pensamento. Todos os seres vivos possuem inteligência e capacidade de comunicar, mas só o ser humano possui a linguagem e o pensamento.
Nós temos pensamento porque temos linguagem, ou seja, é necessária a linguagem para se pensar, é impossível pensar sem ter linguagem.
Um indivíduo que nasce incapaz de ouvir e ver não vai ter a possibilidade de aprender uma linguagem, o que leva a que ele não consiga ter pensamento nem consciência da sua existência.
O Homem nasce em branco, sem saber nada, enquanto que o animal nasce com instintos, sabendo fazer quase tudo o que poderá fazer mais tarde. Assim, o animal nasce e não tem tanta liberdade quanto o Homem, porque já nasce programado para fazer algo e não pensa em fazer o que faz, apenas segue os seus instintos, isto é, segue apenas o instinto biológico com que nasce.
R.3: O Homem é movido por ideias e ações; é um ser em constante transformação; possui uma natureza inacabada, sendo assim, produzir cultura dá ao Homem a capacidade de existir. Ao mesmo tempo, não se constitui passivamente e também sofre a influência de sua produção, enquanto ser social. O homem é também