livros
Feedback eficiente é uma das técnicas mais poderosas de comunicação.
Quando melhoramos nossas habilidades de feedback, estabelecemos um processo de compreensão, respeito e confiança em uma relação.
Ausência de feedback pode fazer com que uma pessoa se sinta rejeitada, baixa produtividade e/ou comportamento inadequado.
Nutrientes Fisiológicos mais importantes para os seres humanos são: ar (alguns minutos), água (alguns dias) e comida (algumas semanas). O quarto elemento fundamental/essencial para a vida é o feedback.
O primeiro contato de Richard com o feedback foi na faculdade quando leu o artigo do Dr. Hank Karp “The Lost Art of Feedback”.
Feedback pode ser utilizado tanto no trabalho quanto nas relações pessoais.
Richard preparou um teste de feedback para os alunos dele com dez questões do tipo verdadeiro e falso.
Feedback positivo: reforça um comportamento aprovado.
Feedback Corretivo: indica necessidade de mudança.
Apenas os itens 2 e 5 são falsos, os outros são verdadeiros.
A pergunta 3 é a que todos mais erram. Em geral as pessoas relutam em acreditar que dar feedback positivo seja mais importante do que dar feedback corretivo. Somos, em geral, rápidos em apontar os erros dos outros e lentos ao reconhecer os seus acertos. Tanto na vida particular quanto na profissional, temos o hábito de pressionar os outros listando suas falhas e defeitos.
Quanto a questão 5, acredita-se que cada um deve ser exclusivamente responsável pelos seus próprios atos.
No início Richard se limitava a esclarecer os princípios básicos para se fazer uma avaliação positiva ou corretiva, mas com o passar do tempo formulou a metáfora do “balde de feedback”.
Os ensinamento contidos neste livro são resultado tanto do artigo do Dr. Karp...