Anntonia
Este trabalho objetivou elaborar um plano de terceirização para a empresa Viação Anapolina VIAN, e para alcançar este objetivo foi necessário a busca de informações do ambiente externo e interno, possibilitando a reorganização da empresa. Para criação de um novo empreendimento, se faz indispensável à criação de um plano de terceirização bem elaborado, com todos os estudos possíveis. No primeiro momento será implantado na empresa a terceirização, depois a substituição da frota. Também foram validados os recursos orçamentários necessários para a continuidade das ações e projetos.
1.DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Problema: péssimo serviço oferecido pela Viação Anapolina e o descaso da ANTT (agência nacional de transportes terrestres) que nada faz diante da atual situação. Carros da Anapolina além de sucateados andam sempre lotados e quebrando. Diminuição dos ônibus em períodos de férias ou feriados; cortes de horários sem avisar aos usuários; má conservação dos veículos; ausência de tabela de horários aos usuários e consequente inexistência de fiscalização acerca de seu cumprimento pela agência reguladora; ausência de cinto de segurança; extintores vazios ou com prazo de validade vencidos; e a interrupção do transporte no percurso Brasília/DF - Cidade Ocidental/GO, obrigando os passageiros a abandonarem o ônibus.
1.1-CARACTERIZAÇÃO DA ORGAIZAÇÃO
Em 1967,o empresário Osvaldo Almeida Santos fundou a VIAN-VIAÇÃO ANAPOLINA LTDA, sucessora da empresa “PEDATELLA”, que por sua vez fora fundada em maio de 1953.De início, a empresa operava somente a linha Anapólis-Formosa, com apenas 5 véiculos. Hoje com uma frota velha e problemas de manutenção a VIAN atende a demanda do serviço rodoviário em cidades do estado de Goiás e Distrito Federal. Este transporte semi-urbano é um serviço que pode percorrer até 75 km de distância.
1.2-SITUAÇÃO DO PROBLEMA
Dentre as inúmeras reclamações por inadequação do serviço a que mais preocupa o MPF é a