Livros
Por serem mortos vivos, a aparência de um zumbi demonstra o efeito do tempo e da morte, possuindo a pele apodrecida e com roupas esfarrapadas, com um cheiro forte e horrível. Normalmente, perdem partes do corpo, como os dentes ou os dedos. Não seria uma imagem muito boa de ser vista na vida real, porque apesar de na ficção parecer algo comum, séria muito nojento na vida real. De maneira geral, os zumbis nestas situações são do tipo lentos, letárgicos, cambaleantes e irracionais - "modelo" que se popularizou no filme A Noite dos Mortos-Vivos. Filmes criados já nos anos 2000, porém, trouxeram um novo conceito de zumbis, mostrando-os como mais ágeis, ferozes, inteligentes e fortes que os antigos zumbis do cinema.
Infecção:
A infecção na ficção é sempre variável nos filmes e histórias, e muitas já foram criadas. Elas vão das mais óbvias como um vírus natural ou um vírus artificial criado em laboratório, indo até as mais improváveis, como um agente extra-terrestre ou até mesmo uma punição divina. Por fim, existem ainda os que preferem deixar a causa em aberto, não mencionando palavra sobre a mesma. A infecção espalha-se pela população através do contato agressivo com um zumbi (o que ocorre em praticamente todos os casos), exposição à causa da transformação (citando novamente Planeta Terror à exemplo disto), ou mesmo após qualquer morte, seja ela natural ou acidental. A contaminação, em certos casos, pode ainda afetar outros seres vivos que não só os humanos. Por fim, a causa pode transformar a pessoa em zumbi e não necessáriamente lhe tirar sua consciência, ainda que esta fique gravemente prejudicada.
Alimentaçao:
Os zumbis na ficção se alimentam geralmente de seres humanos, a carne é algo nessesario na sua refeição, em certos casos eles podem se alimentar de animais tambem, como cavalos, bois, vacas, eles são capazes de fazer varias coisas para conseguir seu alimento, mas em caso de não conseguir o mesmo poderia comer de sua propia