Livros históricos - 2 Reis
Eliseu, Sucessor do profeta Elias, no reino do norte. Filho de Safate , vivendo em Abel Mehola no vale do Jordão, e pertencia a uma família rica, tinha possuído 12 pares de bois, que trabalhavam em seus campos.
Deus nomeou como sucessor de Elias, depois de encontrá-lo atrás do arado, jogou seu manto sobre ele (1 Reis 19:16, 19). Eliseu entendeu o significado deste gesto simbólico.
Retornando a sua própria família, ofereceu um sacrifício e deu ao seu povo uma festa de despedida, e em seguida, foi e serviu a Elias (1 Reis 19:19-21).
Elias, antes de ser levado embora, atravessou o Jordão, e Eliseu recusou a deixá-lo. Elias disse-lhe para perguntar o que ele queria. Eliseu teve a sabedoria de pedir uma porção dobrada do poder de Elias.
Ele viu o carro de fogo levando a Elias, o seu senhor, e apanhou o manto que Elias tinha deixado cair. Uma série de acontecimentos sobrenaturais marca a carreira de seu ministério, milagres de conhecimento, poder e maravilhas, todos os elogios especificamente em nome do Senhor. Na história da redenção é parte do segundo grupo de milagres. Milagres de Eliseu ocorreu num momento em que a religião de Jeová estava enfrentando uma afronta da parte de adoração a Baal. Da mesma forma que os milagres de Elias, Eliseu foi concebido para demonstrar a autoridade do profeta e de apresentar o Deus vivo.
Veja alguns dos vários milagres em seu ministério:
1º. Abriu o rio Jordão (II Reis 2:14);
2º. Sarou as águas de Jericó (II Reis 2:22-23);
3º. adolescentes despedaçados por duas ursas (II Reis 23,24); 4º. Anunciou uma seca por sete anos (II Reis 8:1);
5º. Aumentou o azeite da viúva (II Reis 4:6, 7);
6º. O filho da Sulamita (II Reis 4:14, 16,17);
7º. Ressuscitou o menino (II Reis 4:19, 35);
8º. Tirou a morte da panela (II Reis 4:41);
9º. A multiplicação dos pães (II Reis 4:42-44);
10º. Curou Naamã da lepra (II Reis 5:14);