Resumo dos Livros históricos
Conclusão....................................................................................................................................9
Referência Bibliográfica...........................................................................................................10
Introdução
O Antigo Testamento contém 46 livros. Eles narram a história do Povo da Bíblia e foram escritos antes de Cristo (a.C.). Correspondem à primeira etapa, ou seja, Primeira Aliança. São 16 os livros históricos e narram a história da formação do Povo da Bíblia com a vida, nome, lutas e a fé de seus heróis e do próprio povo. E dentre eles 12 se localizam no Antigo Testamento, sendo eles: Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.
Desenvolvimento
1. Josué:
Autor: O Livro de Josué não revela explicitamente o nome do seu autor. É muito provável que Josué, filho de Num e sucessor de Moisés como líder de Israel, escreveu boa parte deste livro. Sabemos, no entanto, que a última parte do livro foi escrita por pelo menos mais uma outra pessoa após a morte de Josué.
Quando foi escrito: O livro de Josué foi provavelmente escrito entre 1400 e 1370aC.
Propósito: O livro de Josué fornece uma visão geral das campanhas militares para conquistar a área de terra que Deus havia prometido. Seguindo o êxodo do Egito e os quarenta anos subsequentes de peregrinação no deserto, a nação recém-formada está agora pronta para entrar na Terra Prometida, conquistar seus habitantes e ocupar o território.
Versículos-chave: Josué 1:6-9 e Josué 24:14-15.
2. Juízes:
Autor: O Livro de Juízes não revela especificamente o nome do seu autor. A tradição é que o profeta Samuel foi o autor de Juízes. Evidência interna indica que o autor viveu logo após o período dos juízes. Samuel se encaixa nessa qualificação.
Quando foi escrito: O livro de Juízes foi provavelmente escrito entre 1045 e 1000 AC.
Propósito: