Resumo do capitulo 1 “SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO” do livro Pedagogia Histórico-Crítico / Autor - Dermeval Saviani. Pág. 11-22.
Resumo do capitulo 1 “SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO” do livro Pedagogia Histórico-Crítico / Autor - Dermeval Saviani. Pág. 11-22.
A educação é um fenômeno dos seres humanos. Diferentemente dos outros animais que se adaptam a realidade natural, o homem necessita produzir continuamente sua própria existência. A natureza que se adapta a ele e assim se diferencia dos outros animais através do trabalho. Trabalho material: o homem necessita de idéias os objetivos da ação, o que significa que ele representa mentalmente os objetivos reais. Trabalho não-material: trata-se da produção de idéias, conceitos, valores, símbolos, hábitos, atitudes, habilidades. O que não é garantido pela natureza tem que ser produzido historicamente pelos homens. Trabalho não-material: trata-se da produção de idéias, conceitos, valores, símbolos, hábitos, atitudes, habilidades. O que não é garantido pela natureza tem que ser produzido historicamente pelos homens. O trabalho educativo é o ato de produzir em cada indivíduo singular. A educação não se reduz ao ensino. A educação sem sua identidade própria, não seria possível sua institucionalização. A escola é uma instituição cujo papel consiste na socialização do saber sistemático. O conhecimento que produz palpites, não justifica a existência da escola. A sabedoria baseada na experiência de vida dispensa e até mesmo desdenha a experiência escolar. A escola existe para proporcionar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado. Conteúdo fundamental da escola elementar: ler, escrever, contar, os rudimentos das ciências naturais e das ciências sociais. Currículo é o conjunto das atividades desenvolvidas pela escola, diferenciando de programas ou elencos de disciplinas. Na escola encontra tempo para todo tipo de comemoração, mais pouca coisa é feita para a transmissão- assimilar de conhecimento sistematizado. Com o currículo, a escola tornou-se um mercado de