Gestão Hospitalar
A pesquisa qualitativa utiliza-se do ambiente natural como fonte de coleta de dados e tem o pesquisador como instrumento fundamental para esta coleta. É uma pesquisa descritiva. O investigador preocupa-se, essencialmente, com o significado que as pessoas dão as coisas e a sua vida. Uso do enfoque indutivo na análise dos dados (Godoy, 1995)
A presente pesquisa tem como estudo descritivo, pretende-se descrever, descobrir e observar o ambiente da associação, sem interferir para transformá-la. Procurando em conhecer, explorar os procedimentos que se realiza dentro dela.
Contexto da Pesquisa
A pesquisa será realizada dentro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE de Passos/MG e Pratápolis/MG com as assistentes sociais competentes da instituição.
Sujeitos
Será utilizado análise de documentos arquivados na instituição objetivando identificar os procedimentos utilizados pela Assistente Social ou estagiários da instituição, seus projetos de intervenções e os atuais profissionais.
Aspectos Éticos
O projeto será submetido ao parecer do comitê de ética em pesquisa das faculdades integradas do Sudoeste Mineiro-FESP. Seguiremos a resolução 4662012 do ministério da saúde que regulamenta pesquisas em seres humanos. Todos os participantes assinarão um termo de consentimento livre e esclarecido (APENDICE A) e receberam uma copia do mesmo
.
Coleta de Dados
A entrevista é um método de coleta de dados que se caracteriza por um contato direto entre o pesquisador e os seus interlocutores onde, através de um conjunto de questões, enunciadas de forma planejada, se alcançam determinadas informações. Dependendo das questões apresentarem formas abertas ou fechadas, as entrevistas podem ser encaminhadas com uma maior ou menor diretividade na busca das informações (Rudio, 1986, p. 91-2).
Triviños (1987, p. 146, 152) reforça estas colocações, ao indicar que a entrevista semi-estruturada apresenta-se como um instrumento que mantém a