livro
Nome: Antonio G. Iturbe
Dados Biográficos:
Nascimento:1967, Saragoça
Morte:
Ocupações: Jornalista Cultural e Escritor
Outras obras: La biblioteca più piccola del mondo; Días de sal
II- A Obra
1. Elementos Presentes:
a) na capa: Título, nome do autor, nome da editora, pequena nota sobre o romance (não tem fonte, nem assinatura o que leva a crer que o próprio autor a escreveu). Mostra uma imagem de uma rapariga atrás de arame farpado, como o que havia em Auschwitz, de vestido azul escuro (como um que a personagem principal tinha) com uma estrela amarela- que os nazis usavam para identificar judeus- a segurar dois livros, descalça. A imagem aparenta estar coberta de ‘terra’.
b) na contracapa: Pequenas notas sobre o tema em concreto do livro. Ilustra um caminho-de-ferro, e uma torre de vigia semelhantes àqueles no campo de concentração, com coloração vermelha.
c) na lombada: Nome do autor, título do livro e ícone da editora.
2. Título: A Bibliotecária De Auschwitz
Apreciação: Quando no título de um livro vê-mos escrita a palavra Auschwitz é certo que: ou vamos ler um livro que fala sobre os horrores daquele campo, ou vamos conhecer a história de alguém que, contra todas as probabilidades, fez algo memorável contra as repreensões do holocausto. O título deste livro faz-nos imediatamente pensar em alguém que quebrou uma das regras mais sagradas dos nazis (proibição dos livros) em prol de um bem maior.
3.
a) Índice: Ausente
b) Prefácio: Ausente
c) Posfácio: Ausente (embora haja a presença de uma nota final)
d) Nota(s) de rodapé: Ausente
e) Glossário: Ausente
4.Estrutura:
Caraterização da Estrutura Externa: Introdução-Capítulos 1 e 2; Desenvolvimento-Capítulos 3 a 27; Conclusão-Capítulos 28 a 32
Síntese de:
a) Introdução- Na escola, clandestina, que Fredy Hirch criou no bloco 31 do campo familiar (BIIb) de Auschwitz-Birkenau, acontece uma inspecção para garantir que as crianças não faziam nada de produtivo, ou que as levasse a