livro
O índice de desemprego no Brasil persiste em virtude da falta de mão-de-obra qualificada, pois faltam profissionais no mercado com formação de nível técnico; os poucos queestão prontos para ocupar as vagas oferecidas recebem propostas tentadoras vindas do exterior e, além disso, aqueles interessados em estudar não conseguem, já que lhes falta apoio financeiro paradedicação integral aos estudos.
É evidente que uma grande parcela do índice de desemprego no Brasil está diretamente ligada à falta de mão-de-obra qualificada fruto da ausência de projetos consistentes para aformação de recursos humanos de nível técnico.
Segundo a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no dia 15 de outubro deste ano, houve diminuição da taxa dedesemprego nos últimos dez anos, mas o índice continua alto e não podemos atribuir essa redução à área de capacitação técnica, pois embora o governo tenha aumentado os investimentos nesse segmento, esseaumento não foi suficiente para atender satisfatoriamente a necessidade.
Cabe ainda ressaltar, que não houve planejamento e nem ações eficazes para o problema, pois o que vemos na prática é a falta deincentivo ao profissional de ensino com melhores salários, ausência de políticas de aperfeiçoamento contínuo, escassez de meios e condições inadequadas de salas de aulas, além de pouca ajudafinanceira para quem se interessa em se profissionalizar.
Dessa forma, o resultado é um ensino deficiente para aluno, sua consequente desmotivação e evasão das salas de aulas e, ainda, dentre os poucos queconseguem concluir, muitos