livro
Uma visão diferente sobre o assunto, uma ótica diferente de alguém que já leu o livro ou tentou colocar em prática os conceitos e falhou, vai enriquecer de forma assustadora e nos dar um novo prisma de um mesmo assunto. Acho que é senso comum que eu não sou o dono da verdade e ainda tenho MUITO o que aprender nessa jornada chamada vida.
Sendo assim, discordem de mim, me xinguem (mas poupem minha mãe por favor) e achem pessoas com visões diferentes de um mesmo assunto, pois tudo é um aprendizado.
Agora vamos ao post propriamente dito, e talvez o mais importante de toda a série (fica até difícil escolher com tanta coisa importante).
“Primeiríssimo passo”
Nós seres humanos sofremos de um grande mal (talvez não todos, mas uma grande parcela) que é o imediatismo. Vemos alguém experimentar um novo negócio e quando dá errado pela primeira vez, temos a tendência de dizer “está vendo? Sabiiiiaaaaa.”. No Brasil, onde nossa cultura, costumes e educação são voltadas para a comodidade e segurança, esse problema é ainda mais acentuado.
Somos, desde o início das nossas vidas, ensinados que tudo pra dar certo requer tempo. Alguns exemplos;
- Um feto não se desenvolve em 1 dia, são 9 meses para uma formação completa, qualquer outra coisa antes disso é considerado um risco à vida da criança ;
- A escola demora no mínimo 12 anos, para alguém ser considerado capacitado no mercado de trabalho;
- Só nossa alfabetização básica (ler e escrever) no idioma nativo demora no mínimo 1 ano de muita prática;
- Uma criança demora algum tempo pra falar bem, andar corretamente;
- Aprender um novo idioma requer tempo e MUITA, MUITA prática;
Pra resumir os outros milhares de exemplos que eu poderia