livro
Introdução
Este trabalho traz informações sobre células tronco; inclui uma explicação sobre o que são as células tronco; o que são células tronco pluripotentes; como as células tronco pluripotentes são formadas; porque elas são importantes para a ciência e para a medicina; e, o que são as células tronco adultas.
O que são as células tronco?
As células tronco são células que tem a capacidade de se dividir indefinidamente num meio de cultura e dar origem à células especializadas. Tais células podem ser descritas mais apropriadamente dentro do contexto do desenvolvimento humano normal. O desenvolvimento humano começa quando um espermatozóide fecunda um óvulo e cria uma única célula, que tem potencial para formar um organismo inteiro. O ovo fertilizado é dito totipotente, pois o seu potencial de diferenciação é total. Nas primeiras horas após a fertilização, está célula se divide em células totipoptentes idênticas. Isto significa que qualquer uma dessas células se colocadas no útero de uma mulher, tem potencial para desenvolver um novo feto. De fato, gêmeos idênticos se formam quando duas dessas células totipotentes se separam e desenvolvem dois novos indivíduos geneticamente idênticos. Aproximadamente quatro dias após a fertilização e após vários ciclos de divisão celular, essas células totipotentes começam a se especializar e formam uma esfera oca, denominada de blastocisto. O blastocisto tem uma camada externa de células (trofoderma) e dentro da esfera oca há um agrupamento de células chamado de massa celular interna.
A camada externa de células do blastocisto irá formar a placenta e outros anexos necessários para o desenvolvimento fetal no útero. A massa celular interna do blastocisto é a responsável pela formação do embrião propriamente dito, ou seja, de todos os tecidos e órgãos humanos. Embora esta massa interna tenha a capacidade de formar todo tipo de célula encontrada no corpo humano, ela, sozinha, não pode formar um organismo, pois é