Livro
A literatura é a arte que se manifesta pela palavra, seja ela falada ou escrita. Quanto à forma, o texto pode apresentar-se em prosa ou verso. Quanto ao conteúdo, estrutura e, segundo os clássicos, conforme a "maneira da imitação", podemos enquadrar as obras literárias em três gêneros:Lírico; Dramático e Épico.
Gênero literário dramático: O gênero dramático expõe o conflito dos homens e seu mundo, as manifestações da miséria humana. Esse gênero tem origem na palavra grega drama, que significa “ação”. Cultuado desde a Antiguidade, sua origem deve-se aos gregos. É caracterizado pela arte da representação que se desenrola no palco e compreende os textos feitos para serem encenados. Nesse gênero, não há narrador, uma vez que os personagens vão contar a história para a plateia, por meio do discurso direto ( em diálogos ou monólogos). É por meio desse discurso que se desenrolará o conflito, característica essencial do gênero. O texto dramático apresenta como elementos básicos: ação, fala dos personagens, cenário, figurino, tempo, e, eventualmente, música. Por ser um gênero que envolve um contato direto com o público, o texto dramático provoca um efeito de catarse -liberação de emoções- nos espectadores. As principais manifestações do gênero dramático são: tragédia, drama e comédia.
Tragédia
Retratada por um caráter mais sério e solene, com personagens humanos pertencentes às classes nobres, como reis, príncipes, que sofriam nas mãos dos deuses e do destino. Sua estrutura consistia em uma ação inicial feliz, todavia com um final trágico, na qual a temática era baseada no sofrimento e na desgraça do protagonista. No início, as tragédias faziam parte das festas em homenagem ao deus Dionísio (ou Baco), nas quais era comemorado o retorno da primavera e a fertilidade dos campos. A própria palavra tragédia mostra essa ligação entre o teatro e os ritos populares religiosos: Tragédia deriva de tragós,