Livro: O cortiço
Ao lado de sua casa, mora o Senhor Miranda de classe alta. Ele não se dava bem com Romão e não gostava do cortiço, vivia questionando o modo como ele se enriqueceu sozinho. Com isso João passar a trabalhar duramente para pode ficar mais rico que Miranda.
Na mesma rua formava outro cortiço O Cabeça de Gato, onde morava Pombinha, que era uma prostituta, como Leonie.
João arruma uma pedreira. Jerônimo oferece seus serviços e em troca ele morava no cortiço com sua mulher.
Nas festas que ocorria no cortiço Rita Baiana se destacava que provoca Jerônimo com danças provocantes e o faz perder a cabeça. Com isso ele começa a brigar com sua mulher e a cada dia começava a sentir mais atração pela mulata Rita. Enciumado, Firmo –namorado de Rita- briga com Jerônimo e foge para o Cabeça de Gato. Mas Jerônimo arma de matar Firmo, que acaba morrendo a pauladas. Querendo vingar os moradores do cabeça de gato começa uma briga com os moradores do cortiço de Romão. Um incêndio coloca o fim da briga.
João com muito dinheiro aumenta seu cortiço, mas desta vez com pessoas da classe média.
Romão começa invejar Miranda, já que este tinha acabado de conseguir um título de Barão, e começa a fingir uma amizade com Mirando e sua família por interesse. Com essa amizade pediu a mão de Zulmira – filha de Miranda- que também queria casar para ter um título na nobreza, mas tinha um problema: Bertoleza. Para se livrar dela, Romão a denuncia a seus donos como escrava fugida, vendo seu destino Bertoleza comete o suicídio.
Logo após, João recebe um diploma de sócio benemérito.