livro senhora
O livro Senhora , de José de Alencar, conta a história de Aurélia, uma jovem órfã que ao completar 19 anos começou a pensar no seu casamento. A moça era uma das mais bela de onde vivia, então os pretendentes era muitos, mas Aurélia sempre foi focada e já sabia o que queria antes mesmo de comunicar o assunto ao seu tutor, seu tio Lemos. Era preciso ter a permissão dele para o casório. Por motivos pessoais, escolheu Sr. Fernando de Seixas, um antigo namorado. Ofereceu-lhe dinheiro para que aceitasse essa casamento, sem ao menos saber quem era a noiva. Ele aceitou e casaram-se. Mas Seixas se arrependeu amargamente dessa escolha, logo depois de casado.
O livro tem uma linguagem muito formal, com palavras que não são mais usadas ou conhecidas atualmente. Apesar disso, se tiver atenção na leitura, é uma ótima.
É indicado para um público mais experiente em relação a leituras
Espero que gostem,
Boa Leitura!
SENHORA
José de Alencar
Primeira parte: Preço.
O livro retrata a história de uma jovem órfã que ao completar 19 anos, começou a pensar no futuro, querendo casar-se. COmo a moça era uma das mais belas do local, os pretendentes para o casamento era muitos e a jovem encontra certas dificuldades para achar entre tantos homens, o seu ideal. Para ajudar nessa escolha,a jovem Aurélia resolve fazer um baile para analisar todos os pretendentes. Por insegurança, após esse baile, Aurélia resolve fazer um “interrogatório” com D. Firmina, senhora exercia o ofício de guarda-moça e sua “mãe-postiça”, quem era a mais bonita, ela ou a Amaralzinha, uma das jovens mais belas dos dias anterior. Sem dúvida alguma, D. Firmina respondeu que entre todas as moças, Aurélia era mais linda. Então, a moça decide contar a seu tutor, seu Tio Lemos, que queria se casar e já havia escolhido com quem, mas tinha um problema, esse pretendente era também o de Amaralzinha. Isso podia ser resolvido, já que um não gostava do outro, mas tinha condições financeiras e