Análise do livro "senhora"
ANÁLISE DE SENHORA
Análise de Senhora por José de Alencar
Esse é um trabalho que fará uma análise do livro Senhora de José de Alencar. A obra relata a história de amor entre Seixas, um homem que trabalhava como jornalista e vivia na pobreza, e Aurélia, uma linda moça que também era pobre, porém sua situação mudou após receber a herança deixada pelo seu avô. O casal ia se casar, porém Seixas sabia que era pobre e não tinha certeza se era o homem certo para Aurélia e decidiu aceitar um dote oferecido pelo pai de Adelaide. Algum tempo depois de receber a herança de seu avô, Aurélia decide comprar um marido, e escolhe Seixas, que aceita se casar mesmo não sabendo quem é a noiva, pois precisava do dinheiro. Mas após o casamento, Seixas se sente humilhado por Aurélia. Apesar de os dois ainda se amarem, não demonstram. Quando Seixas consegue o dinheiro para se separar de Aurélia, ele o faz. Quando vão se despedir, Aurélia confessa seu amor por Seixas, ela sempre o amara, e pede que ele não a deixe, assim, ela prova esse amor e conquista Seixas. A obra pode ser considerada um romance urbano, tendo o tempo cronológico e o espaço concreto, sendo ele a cidade do Rio de Janeiro. O romance é narrado em terceira pessoa por um narrador onisciente, ou seja, sabe tudo sobre as personagens. Esse narrador é também intruso, usando às vezes a primeira pessoa do singular e plural, interferindo em vários momentos, apresentando-se ao leitor. Podemos destacar também que a obra mostra os costumes do cotidiano da época em que se passava a história, e ainda faz críticas ao comportamento da sociedade.
As personagens foram muito bem criadas, sendo que suas atitudes são inesperadas, e não constituem tipos sociais, ao contrário de muitas outras personagens românticas.
Fernando Seixas ama viver a vida em sociedade, a sua pobreza o leva a crer que a única maneira de evitar que não consiga “subir na vida” é casando-se com um bom dote. Muitas vezes chega a