PERSONAGENS DO LIVRO SENHORA
O romance Senhora foi publicado em 1875, é considerado uma das obras-primas de José de Alencar e umas das principais literaturas brasileiras. O enredo mostra claramente a mistura de elementos romanescos e da realidade. O romance é narrado em terceira pessoa por um narrador onisciente, ou seja, que tudo sabe sobre os personagens, adentrando em seus pensamentos e em sua alma.
Os personagens são bastante estruturados, ao contrário de outras personagens românticas, não constituem meros tipos sociais, pois são capazes de atitudes súbitas.
- Aurélia Camargo, a personagem principal, uma moça bela, pobre, ressentida, após herdeira se transforma na estrela dos salões fluminenses, apaixonada por Fernando Seixas, que tem sua atmosfera amorosa desiludida, tornando ela uma mulher fria e vingativa, porém não consegue esconder seu verdadeiro sentimento por Fernando Seixas. Aurélia confronta as qualidades convencionais de uma heroína romântica do século XIX, quando a conduta discreta e a subordinação da mulher eram louvadas. O amor parece ser sua salvação, redimindo-a de perder o homem que ama por causa do seu orgulho.
- Fernando Seixas, um jovem que apreciava a sociedade, estudante de Direito e bem vestido. Acredita que a única maneira de lhe livrar da ruína é se casar por um bom dote, já que lhe falta dinheiro. Entrelaçado pelo amor de Aurélia... chega a pensar em abandonar seus hábitos caros, mas percebe que não consegue viver longe da sociedade. Depois de seu casamento por interesse, é humilhado, arrepende-se e consegue desempenhar o dinheiro que recebeu de Aurélia.
- Emília Lemos, viúva, mãe de Aurélia, órfã e pobre. Mulher honesta e séria, que amargou imenso sofrimento por causa de seu amor por Pedro Camargo.
- Pedro Camargo, Pai de Aurélia e apaixonado por Emília. Filho natural de um rico fazendeiro do interior de São Paulo, de quem mantinha grande medo. Morre à privação por não conseguir confessar seu