livro olhos azuis cabelos pretos marguerite duras
1545 palavras
7 páginas
olhos azuis, cabelo preto (francês: Les Yeux bleus cheveux noirs) é um romance de 1986, do escritor francês Marguerite Duras. Conta a história de um casal que se encontram por acaso em uma cidade pequena de férias. O homem é homossexual e recentemente tem caído no amor com um homem com olhos azuis e cabelos pretos. Depois de conhecer a mulher em um café, ele paga a mulher a ir ao quarto para que ele olha para ela, presumivelmente para aprender algo sobre as mulheres ou amor. Recepção [editar] Robert Steiner revisto o livro no Los Angeles Times: "olhos azuis, cabelo preto é uma daquelas pequenas ficções eróticas que celebra a literatura francesa contemporânea. Reencontra-lo em Bataille, Blanchot e Robbe-Grillet — o negócio familiar de sexo e morte em uma vista do mar, com secos personagens cuja obsessão sexual é poesia e cujo desejo torna-se mordente filosofia [...] " Steiner continuou: "o problema com este romance é que em seu esforço de evocar o mistério, é lamentavelmente precioso e sentimental. Os personagens não sente tanto como cera poética. Eles são de fato muito imaturos em suas paixões para ser dramática, por muito tempo, e uma vez que são de temperamento mais do que carne, mais dado a quadros do que ação, é difícil de se preocupar com seus destinos".[1]
Entre aqueles que estão assistindo a cena no salão da estrada atrás do hotel é um homem. Ele faz a sua mente, atravessa a estrada e vai para uma janela aberta.
Só depois que ele atravessou a estrada, não mais do que alguns segundos, ela, a mulher da história, entra no lounge. Ela chegou no meio da abertura de porta para o terreno.
Quando o homem atinge a janela, ela já está lá, a poucos metros de distância entre as outras mulheres.
De onde ele está de pé o homem não podia ver seu rosto, mesmo se tentasse. Ela está olhando para a porta que leva à praia.
Ela é jovem. Ela está usando tênis branco. Você pode ver seu corpo flexível de comprimento, a brancura de sua pele neste verão ensolarado, com o