Livro Mais-Valia
CURSO DE GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
ALUNOS: BRUNA BIESDORF BARRO, GABRIEL FERREIRA DUARTE, GABRIELE BORGES DE OLIVEIRA, LUIZA GRACIOLLI ZANONATO, RAFAELA BARBIERI
1) Utilizando os conceitos de trabalho abstrato e concreto, teoria do valor trabalho e o valor da força de trabalho, explique o conceito de mais-valia.
Todas as mercadorias têm um valor, representado pelo custo de produção de tal à sociedade, que é definido pela quantidade de trabalho humano (conceituado como trabalho abstrato, definido pelo tempo e esforço dedicado à produção), matéria prima e ferramentas, esses são os meios utilizadas para obter o produto final. O esforço braçal, que é a característica abstrata do trabalho, gera valores de troca, difere de outra característica do trabalho: a de ser concreto. Trabalho concreto origina valor de uso. É típico e particular variando de acordo com o que dará origem, ou seja, a diferentes produtos. Esses conceitos compõe o caráter dual do trabalho.
A teoria do valor explica que o mesmo baseia-se no tempo socialmente necessário para a produção da mercadoria, sendo esses determinado pelas condições de produtividade, tecnológicas e de força de trabalho. É o tempo de trabalho "requerido para produzir um valor de uso qualquer, nas condições dadas de produção socialmente normais, e com o grau social médio de habilidade e de intensidade de trabalho" (C1, 48). Em suma, é o tempo médio de trabalho utilizado pelos produtores.
A força de trabalho é uma mercadoria. O trabalhador precisa vender sua habilidade a alguém que seja detentor dos meios de produção. É baseado nesses meios que, se o próprio trabalhador tivesse acesso, determinaria o tempo de trabalho que ele levaria para poder garantir seu sustento. Quando não se possui esses meios, o trabalhador é forçado a vender sua força. O contratante que define as horas de tarefa, e essas são maiores que, uma vez, o então empregado necessitaria para