A Poesia Romântica Do Século XIX
Praia Grande
2015
LPLT – Língua Portuguesa e Literatura
Nome: Murilo Freitas nº28
Nome: Milena Cruz Santos nº27
2ª Série “A”
Prof º Claudio Rodrigues
INTRODUÇAO
Qual a importância da poesia do século XIX ?
Nesta introdução iremos falar sobre a importância da poesia no século XIX. A poesia foi muito importante neste século os poetas usavam os seus sentimentos para a fazer a diferença usando a liberdade de expressão sem usar violência nenhuma ao contrário com suas inspirações conseguiam transmitir o que pensavam.
Os poetas não queriam fazer um simples poema, eles queriam protestar contra as injustiças sociais e a tirania, falando em seus poemas sobre a falta de igualdade, sobre a escravidão, os direitos dos índios e demonstravam o amor que tinha pela pátria entre outros assuntos que eram abordados em seus poemas.
Assim usaram a poesia como forma de movimento social para buscarem os seus direitos, mostrando a realidade social em que a sociedade vivia naquela época.
BIOGRAFIA
Álvares de Azevedo (1831-1852) nasceu em São Paulo no dia 12 de setembro, foi um poeta, escritor e contista, da segunda geração romântica brasileira. Suas poesias retratam o seu mundo interior. É conhecido como "o poeta da dúvida". Faz parte dos poetas que deixaram em segundo plano, os temas nacionalistas e indianistas, usados na primeira geração romântica, e mergulharam fundo em seu mundo interior. Seus poemas falam constantemente do tédio da vida, das frustrações amorosas e do sentimento de morte. A figura da mulher aparece em seus versos, ora como um anjo, ora como um ser fatal, mas sempre inacessível. Álvares de Azevedo é Patrono da cadeira nº 2, da Academia Brasileira de Letras.
Vitimado por uma tuberculose e sofrendo com um tumor, é operado, mas não resiste. Morre no dia 25 de abril de 1852, com apenas 21 anos. Sua