A poesia pós-romântica do século XIX
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Saberes escolares da Língua Portuguesa
PROFESSORA Ms.: RAQUEL PINHEIRO
Alunos: Juliana Schmitt e Rafael Ramos
Sequência didática:
A poesia pós-romântica do século XIX
Neste trabalho propomos a realização de uma sequência didática que intenta ensinar a leitura e compreensão do gênero literário poético, mais especificamente a poesia pós-romântica do século XIX, de forma a levar os alunos a distinguirem o movimento literário ao qual pertencem os poemas estudados, entendendo e discernindo seus aspectos e suas características peculiares. As atividades devem propor uma reflexão quanto à reação ao sentimentalismo amoroso-romântico, que desencadeou uma série de diferentes tendências. As atividades que apresentaremos terão seu foco na oposição entre a poesia parnasiana da década de 1880 e a poesia simbolista do fim do século XIX. Utilizaremos a música e especialmente as artes plásticas como amparo a essas atividades com os textos poéticos, visto que algumas imagens são indubitavelmente muito representativas das concepções e ideais estéticos e poéticos em seus contextos históricos.
Este trabalho se apresenta muito significativo para a evolução cognitiva dos alunos, posto que além de fornecer um contato com mais de uma forma de expressão artística - fato que consideramos de extrema importância para a formação do indivíduo na sociedade – trabalha as capacidades de interpretação, leitura crítica e assimilação dialógica nos alunos, de forma interativa.
Especificações sobre a sequência didática:
Gênero textual: poesia
Turma: 2º ano do Ensino Médio.
Quantidade de aulas: No mínimo oito aulas, número que pode variar em decorrência do tempo gasto para a execução de cada atividade. O tempo médio de execução de toda a sequência está por volta de um mês, um mês e meio.
Objetivos:
Trabalhar e aguçar a interpretação do gênero poético.
Aguçar o pensamento crítico dos