Livro: educação, relações de gêneros e movimentos sociais: um dialogo necessário.
Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
Faculdade de Direito e Relações internacionais - FADIR
Acadêmicas: Joana Cabrera, Nathaly Munarini, Natali Miyazaki, Carolina Pernomian.
Disciplina: Sociedade, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Docente: Áurea da Silva Garcia.
Segundo Semestre de Direito.
Tema: Resumo do Capitulo: Ambigüidade na vida das famílias nos espaços da reforma agrária (Pag. 187) do livro Educação, Relações de gêneros e Movimentos Sociais: Um dialogo necessário (Alzira Menegat; Losandro Tedeschi; Marisa Farias - Orgs.)
Dourados, 05 de março de 2013.
O livro Educação, Relações de Gênero e movimentos sociais: Um dialogo necessário é fruto de pesquisas e estudos de acadêmicos e acadêmicas do curso de licenciatura em Ciências Sociais/PRONERA, e trata-se de uma reflexão acerca de alguns assuntos muitas vezes colocados em segundo plano ou até mesmo esquecidos em uma sociedade orientada por princípios econômicos, na qual os valores fraternos apresentam-se em demasia fragilizados. Os eixos sobre os quais as discussões propostas no texto giram em tornam são o da educação, das relações de gêneros e os movimentos sociais no âmbito da educação do campo e da reforma agrária. Os idealizadores desse projeto acreditam que se esses três eixos forem trabalhados da forma correta podem mudar a realidade existente, que através da educação podem ser construídos novos paradigmas, diferentes dos que regem nossa sociedade atualmente, de cunho patriarcal, que visem à aproximação dos sujeitos sociais de sua humanidade, modelos que impulsionem movimentos sociais, que por sua vez, instituem mecanismos de empoderamento e de resistência e agem como impulsionadores de movimentos emancipatórios.
Busca-se promover um dialogo, trazendo valores do campo em um contexto orientado com maior intensidade pela urbanidade e também por um distanciamento da natureza e de suas potencialidades, e levar para o