Resumo - o engenheiro
Hoje, a sociedade acaba por ser muito dependente da engenharia em geral, seja qual for a área de atuação da mesma. Sendo assim, o engenheiro tem um papel fundamental nos tempos modernos, pois está relacionado a criar instrumentos, informações, processos e outras maneiras e formas de trabalho, para que todos tenham seu ofício facilitado, ou seja, menos árduo, trazendo assim uma melhor qualidade no emprego. Entre inúmeras características do profissional de engenharia, se destacam: raciocínio analítico, e visão sistêmica , que lhe da um bom domínio da realidade, física, social e econômica, por exemplo, em um canteiro de obra, ele vai saber quando tem de material, (físico), como melhor distribuir esse material no canteiro (social), reduzindo o desperdício e o tempo de execução gerando mais lucro para empresa (econômico).
O engenheiro também tem outra designação básica, que é a de deixar sua parcela de contribuição para a sociedade, e para isso o profissional tem de ter ousadia nas inovações criadas ou aprimoradas por eles. Esse tipo de ousadia contribui também para que o ramo da Engenharia não se torne estagnada, com processos, informações e tecnologias já desgastadas.
As diversas áreas de atuação deste profissional é algo que tem se tornado chamativo para o mercado. Pois além de inovador, técnico, administrador, o engenheiro pode desenvolver seu instituto de pesquisa e contribuir com diversos fatores ambientais e sustentáveis, visando um trabalho qualificado e com visão de futuro.
Muitas pessoas se perguntam o porquê da maioria dos recém-formados trabalharem em áreas operacionais? Mas vendo por um ponto de vista melhor, esse tipo de experiência se torna muito útil no futuro do profissional, e isso não vale apenas para a área de Engenharia. Por exemplo: como um profissional quer exercer um cargo de administração em uma empresa de mecânica, se não sabe nem ao menos lidar com uma chave ou ferramenta? Ou seja, é muito importante você saber bem