livro de canaã
Canaã←
Neolitico tardio – Idade do ferro I↓
Mapa de Canaã nos tempos patriarcais.ContinenteAsiaRegiãoMédio orientePaísIsrael, Palestina,Libano, região costeira da Siria e JordâniaCapitalváriasLíngua oficialLínguas cananitasReligiãoMitologia cananeiaGovernoMonarquiaPeríodo históricoAntiguidade • Neolitico tardioFundação • Idade do ferro IDissolução
Precedido porSucedido porMegalitismoFeníciaArãoMoabAmonFilístiaSículosUgarit
Canaã é a antiga denominação da região correspondente à área do actual Estado de Israel(inclusive as Colinas de Golã), da Faixa de Gaza, daCisjordânia, de parte da Jordânia (uma faixa na margem oriental do Rio Jordão), do Líbano e de parte da Síria (uma faixa junto ao Mar Mediterrâneo, na parte sul do litoral da Síria) (Números 34:1-15 e Deuteronômio 3:8).
A cidade canaanita de Ugarit foi redescoberta em1928 e muito do conhecimento moderno sobre oscananeus advém das escavações arqueológicasnaquela área. Ugarit era uma cidade-estado, anteriormente vista como uma cidade fenícia pelos historiadores. Esta certeza já não existe.[1] A partir da descoberta naquelas ruínas do primeiro alfabeto que se tem notícia e da vasta literatura de Ugarit, descobriu-se que esta era de origem cananéia e foi vassala do Egito durante longo período, apesar de ter tido influência de vários povos, principalmente mesopotâmicos. Um de seus deuses foi Baal, muito citado na Bíblia.
Comparada aos desertos circundantes, a terra de Canaã era uma terra de fartura, onde havia uvas e outras frutas, azeitonas e mel, daí ter sido vista porAbraão - originário da região do actual Iraque - como a "terra prometida", "onde corre leite e mel".
Segundo a Bíblia, Canaã era a terra prometida por Deus ao seu povo, desde o chamado de Abrão (ou Abraão), que habitava a cidade caldéia de Ur, no sul da Mesopotâmia. De acordo com a tradição, Deus chamou Abrão e lhe ordenou que fosse para a terra chamada Canaã, o que teria motivado o longo êxododos hebreus, que teria