trabalho de geografia
A contracultura dos anos 1960 influenciou intensamente o cenário artístico brasileiro,principalmente após o golpe de 64.
No Brasil a produção cultural expressou as utopias e o desejo dos jovens de construir um mundo melhor.Defendiam uma cultura brasileira genuína,desvinculada da influência estrangeira.
Outros artistas acreditavam que o mundo só se transformaria se as pessoas mudassem seu comportamento,abandonando velhos hábitos e praticas cotidianas .E com isso deu se origem a uma intensa produção cultural em várias áreas:literatura,teatro,cinema,música,artes plásticas.
Até 1968,embora sob uma ditadura,os artistas dispunham de espaços para manifestar suas opiniões,protestar e criar formas de expressão.Agora vamos conhecer algumas grandes expressões artísticas do período.
CINEMA NOVO
*O cinema novo surgiu no início dos anos 1960,revolucionando a cinematografia brasileira;
*Tinha a preocupação em mostrar a realidade brasileira brasileira,inclusica a miséria e o subdesenvolvimento;
*Um dos líderes mais conhecidos foi Glauber Rocha afirmava que ele deveria ‘’estar a serviço das causas importantes de seu tempo’’.
MÚSICA DE PROTESTO
*Muitos cantores e compositores brasileiros da década de 1960 faziam de suas canções um instrumento de denúncia e protesto contra as injustiças brasileiras;
*Defendiam que a canção popular deveria ser ‘’genuinamente brasileira’’e falar diretamente ao povo;
*Estes artistas repudiavam os modismos estrangeiro(o uso da guitarra elétrica,por exemplo).
TROPICÁLIA E JOVEM GUARDA
*Muitos cantores e compositores trilhavam uma vertente menos ligada a temas políticos;
*O tropicalismo:movimento integrado por Caetano Veloso,Gilberto Gil,Tom Zé,Os Mutantes,contestava a cultura oficial de maneira diferente ;
*Eles não se negavam de receber influências estrangeiras, mas se propunham a reinterpretá-las de um jeito brasileiro:queriam ‘’juntar guitarras elétricas aos berimbaus ‘’;
*As músicas