Livro Clara dos Anjos
O livro Clara dos Anjos de Lima Barreto pertencente ao pré-modernismo brasileiro. Concluído em 1922, ano da morte do autor, foi publicado em 1948 .O romance é uma denúncia áspera do preconceito racial e social, vivenciado por uma jovem mulher do subúrbio carioca.
O romance relata-se a história de uma pobre mulata, filha de um carteiro de subúrbio, que apesar das cautelas excessivas da família, é iludida, seduzida e, como tantas outras, desprezada, enfim, por um rapaz de condição social menos humilde do que a sua. É uma história onde se tenta pintar em cores ásperas o drama de tantas outras mulheres da mesma cor e do mesmo ambiente. O romancista procurou fazer de sua personagem uma figura apagada, de natureza "amorfa e pastosa", como se nela quisesse resumir a fatalidade que persegue tantas criaturas de sua raça.
O livro tem a história contada no subúrbio do Rio de Janeiro. Clara dos Anjos, filha do carteiro Joaquim dos Anjos, é uma mulata muito bem educada por bons valores ao lado de sua família, mas um dia se apaixona pelo malandro Cassi Jones, um jovem ignorante. Devido a suas várias aventuras, o pai de Cassi não fala mais com ele, por causa de seus abusos às várias donzelas e fins de vários casamentos. A mãe de uma das vítimas se suicidou, e o marido dela distribuiu um dossiê sobre Cassi por toda a cidade. Cassi vai a São Paulo para um possível emprego, Clara engravida e revela a sua mãe toda a verdade. Sua mãe tenta falar com a família de Cassi, mas é tratada como mais uma mulata que cai na lábia de Cassi.
E Clara dos Anjos torna-se, assim, menos uma personagem do que um argumento vivo e um elemento para a denúncia.
Eu gostei de ler esse livro pois ele fala sobre as questões raciais, as diferenças de classe e a modernização do Rio de Janeiro no início do século XX no subúrbio carioca.E também porque Lima Barreto traça um jogo de sedução e preconceito. Ao mesmo tempo, traça um rico e minucioso vista