Em andamento
SERVIÇO SOCIAL
NAYARA
RELAÇÃO CAPITAL E TRABALHO
CAMPO GRANDE/ MS
2012
Relação de capital e trabalho
Para que possamos entender um pouco sobre a relação de capital e trabalho veremos um pouco sobre suas definições:
Capital, é uma categoria social idêntica ao valor, tendo em conta que o é o valor utilizado com o objetivo de incrementar valor. É importante saber que o capital é um produto coletivo: só pode ser posto em movimentos pelos esforços combinados de muitos membros da sociedade. Ele não é uma força pessoal, mas, uma força social.
Trabalho aparece desde os primórdios com a necessidade de o homem intervir sobre a natureza, produzindo os meios de sua sobrevivência. O trabalho pode ser considerado equivalente psicossocial do jogo e do brincar infantil, no mundo do adulto, um fenômeno social que implica e é resultante de relação social, jogos políticos, interesse e disputa do poder.
Com isso podemos compreender a relação capital e trabalho, onde o trabalhador esteve em desvantagem, pois, no capitalismo quanto mais dinheiro se tem muito poder, domínio e influencia. Na revolução industrial os trabalhadores foram esporados, pois não havia uma lei que lutassem pelos seus direitos de trabalhadores.
Atuação do Serviço Social
O trabalho do assistente social foi criado para atender os problemas sociais decorrentes do sistema capitalista de produção, pois, o assistente social é um mediador de conflitos na garantia de direitos e cidadania, ele intervém nas relações entre patrão e empregado e luta contra a exploração. O assistente social atua nas empresas lutando por melhores condições de trabalho, garantindo a proteção da saúde do colaborador no ambiente de trabalho.