litologia e mapeamento
O termo litologia pode se referir à ciência que estuda os processos de litificação, ou às categorizações referentes a esses mesmos processos e aos tempos geológicos em que ocorreram. Litologia está relacionada a rocha que irá formar o solo. A rocha formadora do solo (litologia) pode ser o material de origem do solo, porem em solos profundos (solos de regiões tropicais) o material de origem é o regolito, que vem da alteração da rocha. Logo as variações litológicas são as variações que as rochas sofrem no decorrer do tempo resultando em um tipo de solo.
O mapeamento geológico é fundamento para qualquer projeto de exploração. Para ser efetiva, uma exploração necessita da compreensão aprofundada sobre os controles estrutural e litológico da mineralização. Essa compreensão pode ser obtida através do mapeamento geológico nos estágios iniciais do programa de exploração.
O mapeamento é uma ferramenta de excelente custo-benefício, capaz de aumentar a produtividade do projeto, proporcionando benefícios tangíveis para todos programas de exploração. Um bom mapa geológico não só fornece foco ao programa de exploração, como se traduz em ótimo meio de comunicação para apresentação de um projeto .
Monte azul
Área
991,568 km² 4
População
22 000 hab. Censo IBGE/20105
Densidade
22,19 hab./km²
Altitude
582 m
Clima
semiárido 6 Bsh
Fuso horário
UTC−3
Monte Azul (SD-23-Z-D-II), delimitada pelas coordenadas 15°00’S – 15°30’S e 42°30’W – 43°00’W, situa-se no domínio da faixa móvel que define o limite oriental do Cráton do São Francisco no Estado de Minas Gerais. Ela é constituída por associações rochosas de idades arqueanas e proterozóicas, recobertas por diferentes conjuntos sedimentares cenozoicos.
O Arqueano é representado por gnaisses, granitos, anfibolitos e migmatitos de duas unidades litodêmicas: Complexo Porteirinha e Complexo Córrego Tingui. A este último não são atribuídas idades mais específicas, se bem que sua