revisao sedimentologia
Superposição de estratos: Steno; Continuidade e horizontalidade dos estratos: Steno; Correlação das fácies: Walther; Atualismo e Uniformitarismo: James Hutton e Charles Lyell; Fácies que ocorrem em sucessões verticais concordantes também ocorrem em ambientes lateralmente adjacentes. Métodos est. De superfície:
Amostragem de superfície; Perfis e seções estratigráficas; Mapeamento geológico de campo; Sensoriamento remoto; Aerofotografia.
Métodos est de subsup.:
Amostras de calha; Testemunhos de sondagem (descrição e amostragem); Perfilagem geofísica de poços; Seções sísmicas (sismoestratigrafia).
Aplicações dos perfis de poços:
Identificação de litologias; Porosidade; Permeabilidade; Saturação de água, óleo e gás natural; Identificação de óleo vs Gás; Estratigrafia/estrutural; Ambiente deposicional. Tipos de perfilagens: Potencial espontâneo (SP), Densidade compensada, Ressonância Mag. Nuclear, Mergulho, imageamento
Resistividade: Passa-se uma corrente através da formação por meio de eletrodos, medindo-se a voltagem em outros eletrodos. Mede-se a resistividade do volume situado nas vizinhanças do poço. Litologias porosas e águas de salinidade elevada apresentam baixa resistividade. Litologias fechadas, água doce e hidrocarbonetos apresentam alta resistividade.
Sônica: É o registro em profundidade do tempo que uma onda sonora atravessa uma distância de um pé na formação. Utilizado para estimar a porosidade das rochas.
Neutrão: Uma sonda emite nêutrons a partir de uma fonte radioativa, os quais colidem com os núcleos dos átomos da formação perdendo energia. A máxima perda de energia ocorre quando um nêutron colide com um núcleo com massa parecida (H). O perfil neutrão responde