noticia esplicativa
11078 palavras
45 páginas
NOTÍCIA EXPLICATIVA / MAP EXPLANATIONTOME / VOLUME 2
FOLHAS / SHEETS: MECUMBURA (1631), CHIOCO (1632), TETE (1633),
TAMBARA (1634), GURO
(1732,1733), CHEMBA (1734), MANICA (1832), CATANDICA (1833),
GORONGOSA (1834), ROTANDA (1932), CHIMOIO (1933) E / AND
BEIRA (1934)
GTK CONSORTIUM 2006
RESUMO
RESUMO EXPANDIDO – VOLUME 2
Antecedentes do Projecto - Como parte da política mineral do Governo de Moçambique, o
Ministério de Recursos Minerais (MIREM), através da Direcção Nacional de Geologia (DNG), fomenta o desenvolvimento da infraestructura geocientífica da nação, apoiando a promoção de investimentos mineiros e o desenvolvimento econômico sustentável do país.
O mapeamento geológico tem sido practicado em Moçambique desde os tempos coloniais e extensos levantamentos geofísicos, geoquímicos e geológicos tem sido feitos desde a independência. Os arquivos da DNG contêm um abundante acervo de informações geocientíficas. Porém, uma grande parte desta informação é desactualizada em relação à tecnologia empregada e as concepções geológicas que apoiam a moderna exploração mineral.
Portanto, é de extrema importância completar e modernizar a infraestructura geocientífica nacional. Para se alcançar isto, o Governo de Moçambique implementou o Projecto de
Capacitação de Manejo de Recursos Minerais (PCMRM), como parte de um programa internacional maior.
O objectivo principal do programa de mapeamento do PCMRM é de revisar os mapeamentos prévios em determinadas áreas e de melhorar a qualidade de mapas geológicos em outras, para que se consiga a ter uma cobertura consistente de todo o território Moçambicano em termos de qualidade. O mapeamento geológico é baseado nos princípios estratigráficos modernos e assim, o objectivo deste programa é também de resolver problemas estratigráficos, fornecer um bom controle geocronológico e solucionar problemas estructurais.
Metodologia – A metodologia de implementação do projecto incluiu a execução de uma série