Literatura A hora da Estrela
Durante a obra ficam claras algumas das principais características da terceira fase do modernismo, movimento o qual a autora faz parte. Como a utilização de análise psicológica abusando de metáforas, frases diferentes, comparações e de associações inesperadas. Clarice apropria ao seu estilo a epifania que é essencial no seu romance.
2. Explique o titulo da obra.
O titulo se dá devido ao fato que acontece no final: Macabéa é atropelada e com isso ela consegue que o mundo preste atenção nela por alguns minutos, mesmo sendo na hora de sua morte. Na hora de sua morte Macabéa teve sua hora de estrela.
3. Por que Clarice Lispector cria um narrador com o nome de Rodrigo S.M?
O narrador se chamar Rodrigo S.M é uma forma da autora se converter em um ser fictício, assim esse ser seria outro lado de sua personalidade. Além do fato dela ser uma mulher e narrar a história de um ponto de vista masculino, fato que faz grande diferença.
4. Quais são as críticas presentes no romance?
Clarice Lispector ironiza a posição e condição da mulher na sociedade, faz uma critica as injustiças sociais e a alienação popular. O livro é uma constante pergunta sobre a condição humana, ela fala sobre os conflitos interiores e da solidão.
“O Amor é uma falácia” é um conto escrito por Max Shulman e narra a história de três jovens universitários: um garoto astuto, intelectual, perspicaz. Nele, a razão predomina sobre a emoção; um garoto alegre, agradável, mas de cabeça vazia; uma menina bonita e sempre na moda. No inicio do conto é possível observar uma crítica clara do autor a idiotização das massas, umas vez que ele critica a posição do colega de quarto que assim como todos quer seguir os padrões da moda. Fato que entra em contradição, uma vez que ele julga o amigo, mas não se encontra livre de tal alienação. O personagem principal pode não se vestir igual a todos e desejar