A hora da estrela - literatura
Clarice lispector
Contexto histórico
• Período Histórico
O fundo político das obras de Clarice nunca é óbvio. A Hora da Estrela, por exemplo, tem como pano de fundo o autoritarismo da sociedade brasileira no período da ditadura militar iniciada em 1964. No entanto, o tratamento do tema é sutil, mostra-se a interiorização da condição de oprimido e a reprodução da condição de opressor no plano das relações pessoais
Contexto e publicação
• Na entrevista, para a TV Cultura Clarice diz que usou como referência para Macabéa a sua própria infância no nordeste brasileiro, além de uma visita a um aterro onde nordestinos se reuniam em São Cristóvão. Ela diz ter sido neste aterro que ela capturou "o ar meio perdido" do nordestino na cidade do Rio de Janeiro.
• O livro foi publicado em 26 de outubro de 1977, pouco antes da autora ingressar no hospital do INPS da Lagoa, no
Rio de Janeiro.5
Questões de vestibulares
• 12. (UFV) Leia o trecho abaixo:
• "Bem, é verdade que também eu não tenho piedade do meu personagem principal, a nordestina: é um relato que desejo frio. (...) Não se trata apenas da narrativa, é antes de tudo vida primária que respira, respira, respira. (...)
Como a nordestina, ha milhares de moçasespalhadas por cortiços, vagas de cama num quarto, atrás de balcões trabalhando até a estafa.
Não notam sequer que são facilmente substituíveis e que tanto existiriam como não existiriam."(Clarice Lispector)
• Em uma das alternativas abaixo, há um aspecto do livro de Clarice Lispector, A
Hora da Estrela, presente no fragmento acima, que o aproxima do chamado
"romance de 30", realizado por escritores como Graciliano Ramos e Rachel de
Queiroz:
• (A) A preocupação excessiva com o próprio ato de narrar.
(B) O intimismo da narrativa, que ignora os problemas sociais de seus personagens. (C) A construção de personagens que têm sua condição humana degradada por culpa do meio e da opressão.
(D) A necessidade de provar que as ações humanas resultam do