Literatura Infanto Juvenil
Flávia Klovan
Prof. Silvana Scarpatto
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Letras – Português e Respectiva Literatura (LED0105) – Literatura Infantojuvenil
10/11/2012
RESUMO
Hoje em dia é crescente o desinteresse pela literatura e já sabemos que o gosto pela leitura deve ser incentivado desde cedo, mas, como introduzi-la de maneira agradável? De acordo com as pesquisas que realizei, constatei que existem vários métodos de incentivo à Literatura, seja pelas histórias contadas pelos pais para o bebê ainda no berço, pelas brincadeiras, pelo teatro ou pelas histórias em quadrinhos. Além de conhecer esses métodos, é importante que eles sejam aplicados, sempre de maneira adequada a idade e maturidade do bebê/criança/jovem, para que, assim, o interesse seja voluntário e prazeroso, e não uma tarefa obrigatória que só será realizada para atingir os objetivos da escola.
Palavras-chave: Leitura. Incentivo. Prazer.
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo a pesquisa dos métodos usados para incentivar a Literatura para o bebê e a criança, despertando assim, o gosto pela leitura no jovem.
No cenário atual, encontrar uma criança ou jovem lendo um livro é algo raro. Vivemos na era da tecnologia onde a criança aprende a utilizar o computador dos pais antes mesmo de aprender a ler, onde o jovem comunica-se com os seus amigos, via rede social, com palavras muitas vezes incompreensíveis e, o tempo para leitura é cada vez menor.
Ler um livro parece perda de tempo e, quando chega a época de literatura obrigatória na escola, essa matéria passa a ser chata, é uma verdadeira tortura “perder” horas lendo um livro, e para quê? Porque é obrigatório.
Essa tarefa de apresentar a leitura e incentivar o gosto por ela, é dos pais. Mas o que podemos fazer? Como despertar o gosto pela leitura de maneira prazerosa?
1 LITERATURA É PRAZER
O prazer da leitura deve ser despertado quando o bebê está