Literatura infantil
Primeiramente a autora apresenta a leitura como arte e como fenômeno de linguagem, pois ela afirma ser a literatura como uma das mais importantes no processo de formação do indivíduo. O ato de ler é uma conquista do processo evolutivo do ser humano, pois é nela que se concentra toda a memória de um povo, como a cultura, as idéias e todas outras coisas elaboradas e conservadas pelo homem. Visto que a palavra é o único caminho para evolução de um povo, faz-se necessário que isso seja sabido por todos para que a literatura infantil ou não, cumpra o seu papel na transformação da sociedade. A escola, por exemplo, seria um dos espaços importantes para a disseminação da idéia de que não se tem alternativa para se fazer uma leitura de mundo se não for pela leitura. E assim adequar o ser humano para uma melhor consciência de mundo, escola tem falhado; ao não conseguir transmitir ao aluno o lado da leitura que envolve,encanta, traz satisfação, prazer e gratificação.
Essa falha contradiz as propostas pedagógicas em alta; que apresentam uma educação
Transformadora e criativa; tal falha deve se a realidade presente no cotidiano escolar; em alguns casos o professor recebeu uma formação que não prioriza ou valoriza o uso da literatura e a tem apenas como uma atividade decorativa no ensino, outros sabem de sua importância, mas não tem recursos e incentivos na escola para desenvolver um trabalho com os alunos.
Para que tais propostas pedagógicas tenham êxito; é necessário que investimento da escola e do professor, em formar leitores e para tal faz se necessário trilhar o caminho do caráter lúdico da literatura infantil. Para que este contribua ao desenvolvimento do individuo em todos os seus