Literatura Infantil
Problemática: Quais os símbolos presentes em três versões do conto “A Bela Adormecida” e como eles interferem na interpretação da adaptação escrita pelos Irmãos Grimm?
Objetivo Geral: Analisar o simbolismo presente em três contos: Sol, Lua e Tália, escrito pelo italiano Basile, A Bela Adormecida no Bosque, versão de Perrault, e finalmente A Bela Adormecida, escrita pelos Irmãos Grimm analisando como este pode ser interpretado denotativamente e conotativamente.
Objetivos Específicos:
• Abordar historicamente a Literatura Infantil focando nos Contos de Fadas.
• Analisar a simbologia presente em três contos específicos: Sol, Lua e Tália, A Bela Adormecida no Bosque e A Bela Adormecida.
• Apresentar um quadro comparativo expondo a simbologia presente nos três contos.
• Fazer uma análise do conto A Bela Adormecida escrito pelos Irmãos Grimm focando nas interpretações que podem ser feitar com e sem a análise dos símbolos.
Justificativa: Contos de fadas são histórias que ouvimos repetidas vezes desde crianças e acabamos por atingir um bom nível de apropriação do conteúdo das histórias. Todavia, essa familiaridade pertence a um plano muito superfícial, visto que conhecemos o enredo, as personagens e as vezes até a moral, porém não nos preocupamos com o que está escrito nas entrelinhas e nem damos atenção para os detalhes e simbolismos presentes no texto, que são igualmente importantes para o entendimento das intenções do autor. Esse trabalho pretende identificar, com base na teoria freudiana de interpretação de símbolos e com apoio da análise psicanalística teorizada por Bruno Bettelheim, os símbolos presentes em três contos da literatura; Sol, Lua e Tália, A Bela Adormecida no Bosque e A Bela Adormecida. Segundo Bettelheim, através dos séculos (quando não dos milênios)