METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO
INTRODUÇÃO
Este resumo visa à aprendizagem do acadêmico do curso de psicologia em questão sobre a metodologia da pesquisa em sua totalidade de forma resumida e forte enquanto acadêmico e enquanto profissional do ramos de entender como as formas se organizam para uma melhor compreensão dos trabalhos técnicos e científicos e seus meios de carências com seus suportes técnicos para assim se proceder. Versará sobre o nome, o ciclo e a construção da pesquisa em suas várias formas, e assim, servirá de complemento para o aprimoramento total de sua engenhosa carreira na faculdade sobre metodologia da pesquisa e obedecer as regras estabelecidas no que também tange as etapas de um pré-projeto científicos e suas variáveis a seguir.
P ági n a |5
CAPÍTULO I
CIÊNCIA, TÉCNICA E ARTE: O DESAFIO DA PESQUISA SOCIAL
1 - CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Na sociedade Ocidental, a ciência é a forma hegemônica de construção da realidade. Os cientistas conseguiram estabelecer uma linguagem fundamentada em conceitos, métodos, técnicas para compreensão do mundo, das coisas, dos fenômenos, dos processos e das relações. Essa linguagem é utilizada de forma coerente, controlada e instituída por uma comunidade que a controla e administra sua reprodução.
O campo científico, apesar de sua normatividade é permeado por conflitos e contradições. A cientificidade não pode ser reduzida a uma forma determinada de conhecer, além contem diversas maneiras concretas e potenciais de realização e não pode ser pensada como idéia reguladora de alta abstração e não como sinônimos de normas a serem seguidas.
A pesquisa social é sempre tateante, mas ao progredir, elabora critérios de orientação cada vez mais precisos. O objeto das Ciências Sociais é histórico. Isto significa que as sociedades humanas existem num determinado espaço cuja formação social e configuração são específicas. O objeto de estudo das Ciências
Sociais possuem consciência histórica. Não é apenas o