Literatura infantil
A presença da literatura infantil, das contações de histórias, é de fundamental importância para o desenvolvimento integral das crianças. Desenvolver nas crianças o hábito da leitura por prazer e não por obrigação, contribui para o desenvolvimento de várias habilidades, e esse processo deve ter início já na infância, fase onde se dá a formação dos hábitos nas crianças, assim as instituições de educação infantil devem garantir e oportunizar o contato com os livros, favorecendo o gosto pela leitura, colaborando para a formação de bons leitores.
Primeiramente as crianças tem o contato com os livros através do tato, da visualização e ouvem as histórias contadas pelos adultos. Posteriormente passam a escolher as histórias, as partes que mais agradam, os personagens preferidos, interagindo com a história, indagando, questionando e refletindo sobre a mesma. Mesmo depois que dominam a leitura, o ato de ouvir histórias é de grande importância, pois instiga a criança a imaginar, criar, fantasiar e refletir sobre o que está ouvindo, além de favorecer a criação de laços afetivos entre quem conta e quem escuta a história.
Através das histórias as crianças têm a possibilidade de conhecer vários lugares, personagens, reviver situações, conhecer novas regras, novos modos de agir e de pensar, enriquecendo seu conhecimento de mundo. A leitura de histórias para crianças favorece e estimula a imaginação, a criatividade e a oralidade, além de favorecer o gosto pela leitura, despertando nas crianças o senso crítico e auxiliando no aprendizado. Escutar histórias desperta nas crianças o encantamento, a diversão, a sensibilização e o prazer pelos livros. A partir de uma história é possível trabalhar de maneira atraente inúmeros conteúdos, tornando a aprendizagem significativa e prazerosa.
Portanto através da literatura infantil, é possível desenvolver, aprimorar, favorecer a aprendizagem de várias habilidades,