Aproximação do movimento em queda livre a partir de um movimento em queda real.
Diego Delvizio; Henry Zampiroli; Bruno Meneghini; Rhayanne Savergnini
Faculdade Estácio de Sá campus Vitória
Turma nº 3062- Quarta-feira– Noite –1º Horário - Física Experimental I
Resumo: Este experimento descreve a aproximação do movimento em queda livre a partir de um movimento em queda real afim de compararmos a aceleração da gravidade encontrada com a aceleração da gravidade na Terra ao nível do mar e à latitude de 45°, que é aproximadamente igual a 9,80665 m/s².
Movimento de queda livre
INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
No estudo de física a queda livre é uma particularização do movimento uniformemente variado (MRUV). O movimento de queda livre foi estudado primeiramente por Aristóteles. “Quando dois corpos quaisquer são abandonados, no vácuo ou no ar com resistência desprezível, da mesma altura, o tempo de queda é o mesmo para ambos, mesmo que eles possuam pesos diferentes.” O movimento de queda livre, como já foi dito, é uma particularidade do movimento uniformemente variado. Sendo assim, trata-se de um movimento acelerado, fato esse que o próprio Galileu conseguiu provar. Esse movimento sofre a ação da aceleração da gravidade, aceleração essa que é representada por g e é variável para cada ponto da superfície da Terra.
Equação 01. Media aritmética: Equação 02. Velocidade média:
Equação 03. Aceleração da gravidade: g = 2xV^2/h
DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO E RESULTADOS OBTIDOS
Para realizar este experimento foram necessários 01 pinel com mufas de aço, manípulos fixadores, bobina de largada com fixador, aparador, 01 suporte delta maior com sapatas e haste longa, 01 corpo de prova esférico, 01 sensor fotoelétrico um cronometro digital e cabos de força.
Determinamos a posição inicial que será igual a 0 x 10^-3 m e a posição final igual a 650 x 10^-3 m.
Após de determinada a distancia de deslocamento do corpo o mesmo foi largado