APROXIMAÇÃO DO MOVIMENTO DE QUEA LIVRE A PARTIR DE UMA QUEDA REAL
O presente relatório tem como principal objetivo a estudo do movimento de um corpo em queda livre utilizando uma série de equipamentos adequados para esse fim, caracterizar um MRUA e comparar o MRUA com o movimento ideal denominado queda livre.
2. INTRODUÇÃO
O presente relatório apresenta conceitos de suma importância, envolvendo deslocamento, velocidade e aceleração, e até mesmo a gravidade.
O relatório, portanto envolverá uma analise da gravidade, estudando as variáveis de espaço e de tempo percorrido por um corpo. Resumidamente, o movimento a ser estudado é denominado Queda Livre.
Para a realização do estudo, foram desprezados efeitos diversos como coeficiente de atrito do ar e o movimento de rotação da Terra (efeito Coriolis).
Nos diversos movimentos que ocorrem na natureza houve sempre interesse no estudo do movimento de queda dos corpos próximos à superfície da terra.
O movimento de queda livre é uniformemente acelerado, e os corpos abandonados a uma mesma altura, sendo eles de qualquer peso e forma, só não atingem o solo no mesmo instante devido à existência do ar.
No movimento de queda livre, a trajetória é retilínea e a aceleração constante. Trata-se, portanto de um movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), e as funções que descrevem o movimento de queda livre são as mesmas que descrevem o MRUV, com a diferença que a queda livre ocorre sempre no eixo vertical vamos associar a variável correspondente à posição a variável y (que está associada ao eixo vertical das ordenadas).
Quando um objeto é lançado de determinada altura, percebe-se que durante a queda sua velocidade é crescente, ou seja, seu movimento acelera. Todavia, quando lançamos um o objeto para cima, sua velocidade diminui gradualmente até se anular no ponto máximo de altura, isto é, o movimento retarda. As características destes movimentos foram objetos de estudo desde tempos bastante remotos.
O primeiro a estudar movimento de queda livre foi