Literatura infantil
ELIANE APARECIDA TEIXEIRA RODRIGUES
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
BONFINÓPOLIS DE MINAS
2009
FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS
ELIANE APARECIDA TEIXEIRA RODRIGUES
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Artigo científico apresentado à Faculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Educação Infantil.
BONFINÓPOLIS DE MINAS
2009
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ELIANE APARECIDA TEIXEIRA RODRIGUES 1
RESUMO
O presente artigo trata da importância das brincadeiras no processo educativo, e principalmente na Educação Infantil. Brincar faz parte do desenvolvimento da criança é e nossa primeira forma de cultura. Cultura é o jeito de as pessoas conviverem, se expressarem, o modo como as crianças brincam, como os adultos vivem, trabalham, fazem arte. Mesmo sem estar brincando com o que denominamos brinquedos, a criança brinca com a cultura. No processo educativo essas brincadeiras se tornam uma importante ferramenta para o professor. Pois além de ser prazerosa a criança irá aprender lidar com regras, limites , desenvolvendo seu aspecto emocional, físico e intelectual.
Palavras-chave: Educação Infantil. Lúdico. Aprendizagem.
Introdução
O ser humano, em todas as fases de sua vida, está sempre descobrindo e aprendendo coisas, por meio do contato com seus semelhantes e do domínio sobre o meio em que vive. Pode-se dizer com propriedade que o ser humano nasceu para aprender, para descobrir e apropria-se de todos os conhecimentos desde os mais simples até os mais complexos, é isso que lhe garante a sobrevivência e a integração na sociedade como ser participativo, crítico e criativo. Nesse ato de busca, de troca, de interação, de apropriação é que deu-se o nome de educação. Esta não existe por si é uma