Literatura Infantil
Grupo 2: Alexsandra, Kélvia e Larissa Lóes.
Lei dos 3 estados:
- Estado Teológico: a imaginação desempenha papel fundamental. Esse estado está dividido em três períodos sucessivos: - o feticismo, que é uma vida espiritual semelhante a do homem, é atribuída aos seres naturais; - o politeísmo, vários deuses; - o monoteísmo, o homem nesse estágio reúne todas as divindades em uma só. A fase teológica monoteísta representa no desenvolvimento do espírito humano, uma etapa de transição para o estado metafísico. Tanto o estado teológico quanto o metafísico procuram soluções absolutas para os problemas do homem.
- Estado Metafísico: tanto a metafísica quanto a teológica procuram explicar a natureza íntima das coisas, sua origem e destino últimos, bem como a maneira pela qual são produzidas. A diferença está no fato de a metafísica colocar o abstrato no lugar do concreto e a argumentação no lugar da imaginação. Nessa perspectiva comtiana, o estado metafísico se caracteriza fundamentalmente pela dissolução do teológico.
- Estado Positivo: caracteriza-se segundo Comte, pela subordinação da imaginação e da argumentação pela observação. A visão positiva dos fatos abandona a consideração das causas dos fenômenos (estados teológicos/metafísicos) e torna-se pesquisa de suas leis, entendidas como relações constantes entre fenômenos observáveis. Quando procura conhecer os fenômenos psicológicos, o estado positivo deve visar às relações imutáveis presentes neles- como trata de fenômenos físicos, como movimento ou massa, só assim conseguiria realmente explicá-los.
A natureza da filosofia positivista
A concepção de conhecimento científico e o método científico
- Conhecimento científico: para Comte, esse conhecimento é baseado na observação dos fatos e nas relações entre fatos que são estabelecidas pelo raciocínio. Essas relações excluem tentativas de descobrir a origem, ou uma causa subjacente aos