Literatura Infantil
Essas experiências, vão abrindo a visão e a mente da criança, ensinando-a a socializar-se, respeitando o espaço do amiguinho, respeitando o tempo de fala do professor ou do contador de histórias, fazendo com que ela aprenda que existe tempo para falar, interagir e desenvolvendo nela sensações (pensamentos) no qual iram levá-la a um novo mundo, o qual Piaget chamou de assimilação e acomodação.
A literatura, é também considerada, entre muitas manifestações de arte, a que mais marca o ser humano, divulgando valores culturais, princípios, crenças religiosas, etc, que ajudam no desenvolvimento de uma sociedade, ou de uma civilização.
Também, pode-se citar que, a partir do fato de que a criança passa a ser uma ouvinte ou leitora de contos, histórias, fábulas, etc, ela naturalmente irá aumentando o seu vocabulário, com a aprendizagem de novas palavras.
Já, quanto a formação do leitor e do escritor a literatura infantil irá ajudar a desenvolver na criança um espírito crítico, onde a ela desenvolverá uma grande relação entre o que ela escreve e o que ela sente, tornando-se portanto, mais perfeita e real, a criação literária. Deste modo, torna-se