sistema termodinâmico
Nele serão falados os seguintes pontos:
Sistema termodinâmico
Processo termodinâmico
Breve história da termodinâmica
Temperatura
Transferências de energia sobre a forma de calor
Leis da termodinâmica
Um sistema termodinâmico em particular é um sistema constituído por um número de elementos - partículas microscópicas - grande o suficiente para que o comportamento macroscópico do sistema, uma vez atingido o seu equilíbrio termodinâmico, se mostre no âmbito da sua dimensão física para todos os efeitos ao que seria esperado para a correspondente parte de um sistema com densidades de matéria e energia similares contudo escalado de forma a conter infinitas partículas. Mesmo que o equilíbrio termodinâmico ainda não tenha sido atingido, encontrando-se presente o número suficiente de partículas imposto pela condição anterior, tal sistema classifica-se como termodinâmico.
Os sistemas termodinâmicos são analisados via grandezas físicas definidas e mensuradas em escala estritamente coletiva, de forma específica em escala macroscópica (as grandezas termodinâmicas). Embora tais grandezas guardem certamente íntima relação com grandezas físicas definidas para cada constituinte microscópico do sistema, apenas aquelas e não estas se mostram relevantes à compreensão do sistema quando em escala humanamente tangível.
Exemplo:
Sistema aberto aquele cuja fronteira permite trocas de matéria e/ou energia com a vizinhança. (Ex: água num copo.)
Sistema fechado é aquele cuja fronteira não permite trocas de matéria com a vizinhança, mas permite trocas de energia. (Ex: refrigerante numa lata fechada).
Num sistema isolado a fronteira não permite trocas de matéria nem de energia coma vizinhança. (Ex: garrafa termos).
Um processo termodinâmico é um evento caracterizado pela variação de uma ou várias funções de estado