Literatura Infantil
No Brasil, a literatura infantil teve seu início marcado com o livro "O Patinho Feio" de Andersen, no século XX. Após isso, surgiu também Monteiro Lobato com o livro "Narizinho Arrebitado".
Desde muito cedo a criança começa o processo de contato com a leitura. E na Educação Infantil, muitas vezes esse contato se dá através da leitura de obras literárias da literatura infantil, a qual possibilita o desenvolvimento do potencial criativo da criança, percebendo a realidade que a cerca, criando situações onde ela possa construir seu conhecimento, possibilitando seu aprendizado.
Através da relação com o livro, a criança vivencia situações da realidade misturando sonho, fantasia e imaginação.
A literatura infantil torna-se desse modo, de grande importância e apresenta um papel formador da personalidade da criança. Assim, o professor da Educação Infantil deve estar sempre a trabalhando em sala de aula, tendo em vista que se apresenta fatores como o lúdico, a fantasia e a imaginação que favorecem e enriquecem o processo da leitura.
É papel do professor selecionar os critérios e os livros a serem utilizados na sala de aula de acordo com o interesse das crianças, desenvolvendo recursos que favoreçam o contato e a curiosidade da criança, pois ao trazer um livro para a sala de aula o professor está criando uma relação do aluno com o livro, a fantasia e a